[#LoucosPorCruzeiros] Como funciona a acessibilidade no Cruzeiro?

Um conteúdo pouco explorado nas mídias é acessibilidade em Cruzeiros. Qualquer pessoa com alguma dificuldade de locomoção, cadeirante, deficiente auditivo e visual, e entre outras pessoas que precisam de atenção especial, podem viajar de Cruzeiros. Vai se divertir muito com todo o suporte necessário para que possa usufruir seus dias no navio de forma segura e confortável. É importante saber que cada companhia tem suas próprias regras e suas particularidades de atendimento desse público. Sempre pesquise e procure um agente de viagens ou mesmo a companhia marítima para tirar todas as suas dúvidas. Outra informação é necessário informar com bastante antecedência sobre suas necessidades especiais para que a empresa possa atender da melhor maneira possível. Algumas companhias exigem um preenchimento de formulário específico com todas as informações.

Vou passar informações principais para que seja um início e entenda que todas as pessoas podem desfrutar do Cruzeiro.

Embarque

Qualquer pessoa com algum tipo de deficiência, mobilidade reduzida têm prioridade no embarque. Se identifique assim que chegar no porto de embarque. Eles irão te dar uma senha de prioridade para o embarque mais rápido possível. Lógico passará por toda a verificação de documentos necessários para embarque (link aqui). Depois irá para o Raio-X, se a cadeira não passar pelo Raio-X. A funcionária de segurança passará um detector. Se o navio não se encontrar em frente ao Terminal. Será direcionado a um transporte (ônibus ou van) para a porta do navio. Tem sempre um transporte com acessibilidade, assim atendendo a todos os hóspedes. Na porta, dependendo do navio terá uma rampa de acesso para entrar no navio e acessar a recepção.

Cabine Adaptada

Cabine adaptada do navio Anthem of the Seas
Navio Anthem of the Seas

Pessoas com dificuldades de locomoção que necessitam de cadeira de rodas, tem cabines com acessibilidade para atender as necessidades do hóspede. São cabines maiores com espaço para cadeira ou Scooter de Mobilidade se locomover dentro da cabine. Mesa, escrivaninha, pia de banheiro, assento sanitário, cama são rebaixados para que o hóspede. É recomendado que sempre esteja com algum acompanhante para que auxilie em todo seu Cruzeiro.

Importante as cadeiras que têm dentro do navio são para somente embarque e desembarque. O hóspede tem que levar sua própria cadeira ou scooter. Tome cuidado para carregar o equipamento, carregar somente dentro da cabine e não carregar junto com o secador. A quantidade de cabines adaptadas são limitadas por navio. Sempre informe se está disponível, caso esteja reservada. A própria companhia vai verificar se todas estão ocupadas com hóspedes com necessidades especiais. Caso não esteja, o mesmo será realocado para outra cabine e disponibilizará para quem precise. Se todas as cabines estiverem ocupadas naquela saída, infelizmente não será possível atender nessa saída. As cabines não adaptada tem banheiros muito pequenos e não atende, além não tem como se movimentar dentro da cabine com cadeira de rodas.

Banheiro Adaptado de um navio da Companhia MSC Cruzeiros
MSC Cruzeiros

Mobilidade dentro do Navio

O hóspede com necessidades especiais pode aproveitar todo o navio sem dificuldade nenhuma. Os salões são espaçosos e há diversos elevadores que atendem bem o hóspede. Banheiros adaptados e mobília mais baixa se encontra no navio. Mesmo com toda essa facilidade e circulação no navio. Sempre é bom ter um acompanhante caso necessite de alguma coisa. Os funcionários também estão preparados para atender todas as necessidades de seus hóspedes no navio. Caso precise de alguma orientação ou algum problema a ser resolvido pode entrar em contato que alguém irá te assessorar.

Tenders

Importante os Tenders aqueles barcos de emergência e que transportam para os piers quando não há porto de atracação. Infelizmente eles não são adaptados para cadeirantes e transposição do navio para o Tender. Mesmo com rampa que auxilie e facilite a transposição é necessário erguer o passageiro e a sua cadeira. É colocado funcionários para levantar a pessoa e sua cadeira. Dependendo de quanto está revolto o mar, eles não fazem pela segurança do hóspede. Algumas companhias não fazem esse procedimento por receio do que possa ocorrer. De fato a segurança de todos os passageiros está em primeiro lugar. Então verifique com antecedência se as escalas têm atracação ou ancorado na encosta. Isso vai fazer toda a diferença na sua viagem, para que não ocorra frustração ou mesmo falta de informação. Se informe na recepção do navio das possibilidades. Caso não haja possibilidade, o navio tem atividades para entreter o hóspede e ainda mais com navio vazio, terá exclusividade em diversas áreas. Então aproveite!

Hóspedes com Deficiência Visual

Cão Guia dentro do Navio

Pessoas com deficiência visual pode usufruir de seu Cruzeiro com segurança e tranquilidade. O navio tem várias caixas de som informando dos acontecimentos dentro do navio. Além de locais com escrita em Braille. Uma exigência para esse público é ter companhia para que a experiência dentro do navio seja excelente.

Para pessoas com cão guia, os navios aceitam esses animais mas com algumas regras a serem respeitadas. Como por exemplo: o animal deve ser treinado e ter um ótimo comportamento, estar com ótima saúde e estar em dia com todas as suas vacinas, a alimentação do animal deve ser levado pelo próprio dono. Caso for uma viagem internacional e o roteiro abrange diversos países, é necessário que o cão esteja com as normas PET (Esquema de Viagem para Animais), junto com passaporte específico (Pet Passaport). Deve se informar com as embaixadas de cada país do roteiro para ver se está em conformidade do é necessário. Animais de estimação não são autorizados dentro de Cruzeiros.

Hóspedes com Deficiência Auditiva

Já pessoas com deficiência auditiva tem atendimento em sinais. Lógico que deve ser informados com antecedência para que possam contratar ou trazer um intérprete para atender. Importante saber que cada região têm uma língua de sinais especifica. Então certifique se que o passageiro saiba um pouco de sinais de outras regiões. Assim terá uma experiência muito mais proveitosa.

Idosos

Idosos devem ter cuidados especiais, os navios são muito grandes e têm muitas escadas. Sempre se atentar em ter a cabine o mais próximo de elevadores e salões principais. Assim não precisam se deslocar e fazer grandes caminhadas. Já informo essas regiões têm grande fluxo de pessoas passando, então o terá mais barulho nos corredores. Que possam até incomodar aqueles que procuram descanso. Alimentação especial para diabéticos e hipertensos devem ser informados com antecedência para agência ou companhia marítima antes do embarque. Assim os Chefs preparam um cardápio especial para quem tem uma dieta restritiva.

Diálise

Passageiros com necessidade de diálise podem viajar com autorização médica. Só que nem todas as companhias possuem os equipamentos para fazer o procedimento. Então deve se informar antes de embarcar se pode fazer o procedimento a bordo. Mesmo tendo o equipamento e o médico para assessorar. O passageiro deve levar toda a medicação e itens necessários para fazer o procedimento junto com guia médica. Dependendo do local é necessário que essa guia seja em inglês.

Gravidez

Hóspedes com menos de 24 semanas completos podem viajar de navio se estiver com a devida autorização médica. O navio não possui equipamentos para procedimentos de parto. Então mamães com mais de 25 semanas não poderão embarcar mesmo com autorização médica. Mesmo que chegue lá no porto você pode ser questionada e terá que apresentar o documento. Caso não esteja será suspenso seu embarque.

Crianças com Necessidades Especiais

Crianças com necessidades especiais podem aproveitar muito o cruzeiro por ter diversas áreas infantis para brincar. Apesar de não ter atividades voltadas a esse público, os funcionários estão preparados para atender todas as necessidades de qualquer passageiro.

É muito bacana ver que todas as pessoas são muito bem-vindas no mundo do Gigantes dos Mares. E podem ter uma experiência incrível mesmo no seu mundo (realidade). Que as companhias marítimas estão mais atentas a todas as necessidades de seus hóspedes. Que entende que cada pessoa tem seu perfil e suas particularidades.

Para mais informações e dúvidas sobre Cruzeiros: [email protected].

Siga nos no Instagram: @loucosporcruzeiros2017

Natasha Florencio

#LoucosPorCruzeiros

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *