Aparecida – Polo Turístico Religioso

Local muito conhecido pelos Romeiros e devotos da santa Nossa Senhora, rainha e padroeira do Brasil. Segundo maior Santuário Católico do mundo, ficando atrás apenas do Vaticano. Recebe mais de 10 milhões de devotos por ano (dado de 2018) e a cidade cada vez mais investe em atrativos para trazer mais pessoas.

Santuário de Nossa Senhora

Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida foi lançada em 1946, mas o início da construção ocorreu em 1955. Em 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica. Três Papas já passaram por Aparecida. Dia 12 de Outubro é o dia da Nossa Senhora e o dia que mais tem romeiros e excursões.

Em falar de excursões, depois de mais 15 anos que não vou à cidade. Estive dia 09/06 na cidade e me surpreendi pelo pólo turístico que a cidade se tornou. Hoje, tem diversos atrativos, passeios para aproveitar e passar o dia com sua família.

Chegamos de madrugada para pegar a primeira missa (05:00hs), é a melhor opção para conseguir assistir a missa. Se quiser pegar um lugar nos bancos dentro do Santuário é necessário chegar muito cedo. Pois já estava lotado antes do horário. A primeira Missa de domingo é as 05:30hs, para saber os outros horários (clique aqui).

Recomendo em passar pela Santa logo cedo antes de iniciar a missa, assim não pegará fila. A imagem que se encontra dentro da cúpula da parede é a mesma que foi encontrada pelos dois pescadores no rio. Ela foi restaurada, ganhou coroa e manto. A coroa e o manto foi dado pela Princesa Isabel em agradecimento pela graça realizada. Graça que foi o nascimento dos 03 filhos da princesa. A coroa é de ouro com pedras verdadeiras.

A missa dura mais ou menos 01h30min, depois de participar da missa. Terá o dia a vontade para aproveitar as atrações do local e são muitas.

Para tomar um café ou almoçar tem o apoio ao Romeiro com restaurantes, lojas e algumas atrações para crianças. Grandes redes de restaurantes de fastfood estão instalados no local como MC Donalds, Bob’s, Subway, etc. Além de restaurantes com prato pronto ou buffet.

O Santuário tem diversas salas e locais a serem visitados, muitos deles não conhecido. Primeiro deles é o Circuito de Visitação da Cúpula, você pode ver de perto todos os detalhes do desenho da Cúpula e os significados. Tem uma taxa de visitação, verifique nesse link.

Torre Brasília de Aparecida, é a torre com relógio em frente a Basílica. No local funciona a área administrativa de Aparecida e um Museu com peças originais da construção. O relógio da Torre veio da Espanha e foi dado pela relojoaria Candido Valverde. Capela da Ressurreição abriga os restos mortais de Bispos, Arcebispos, e etc.

Bondinho de Aparecida - BonTur

Bondinho do BonTur que te leva até o Morro do Cruzeiro e Torre do Mirante. É um passeio bem agradável e até para pessoas com mobilidade reduzida tem assistência. Importante que o passeio tem dois custos um para quem só vai fazer o bondinho e volta andando. Onde pode passar por painéis. Ou descer no morro e subir no Mirante onde terá uma visão linda do alto. Valores e agendamentos do passeio, nesse link.

Museu de Cera de Aparecida

Museu de Cera e Cinema 3D sobre a cidade de Aparecida. Lá onde se aprende toda a história da cidade e da imagem de como acharam até a Basílica ser construída. Mostra diversas celebridades e cenários bacanas para tirar foto.

O Caminho do Rosário é mais novo passeio turístico de Aparecida, é um caminho até o rio onde achou a imagem de Nossa Senhora. Além do lindo jardim e estátuas maravilhosas no caminho até o rio. Tem um passeio de barco para ser realizado que te leva até o local onde foi encontrado a imagem. Agora está sendo colocado um trenzinho que levará os romeiros para fazer esse passeio.

Esses são algumas atividades que a cidade tem. Outra novidade é a construção de uma Roda Gigante de 88 metros que será instalada no Shopping que está sendo construído. (06/2019)

Antigamente, chegava a cidade cedo para ir na primeira Missa e depois ia para a feirinha, assim retornando a seu destino logo a após do almoço. Agora temos várias atrações que podem ser usufruído, e pode ensinar os turistas. Para que não fique tarde, recomenda se dormir em um hotel da região.

Conheça a região ou estado que mora, incentive o Turismo Local e Regional. Assim atraindo mais investimentos e pessoas em diversas.

Caso queira mais informações de passeios ou serviços de Guia de Turismo Credenciado. Me envie um e-mail: [email protected]. Me siga no Instagram: @natashaflorencio.

#NatashaFlorencioTur

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *