Conheça a Capital e Maior cidade da Grécia, Atenas!


Olá Viajante,

Tudo bem?

O Post de hoje é sobre Atenas.  Cidade capital e maior cidade da Grécia. Onde encontra das estruturas antigas mais famosos do mundo Acrópole.  Foi uma realização de um sonho conhecer esse lugar com tanta história. Eu fiquei apenas dois dias no local, pois meu destino era um resort onde ocorreu o torneio de Xadrez Amador Mundial.

Acrópole em Atenas
Acrópole em Atenas

Quando viemos para Grécia tivemos uma escala em Amsterdam (Post Aqui!). Descemos no Aeroporto de Atenas, como fizemos a escala chegamos na cidade já era bem tarde. E não tinha muitas opções de transporte para o centro por ser afastado (em torno de 20km até o centro). Escolhemos ir de táxi! Encontramos um grego muito louco que nos levou para o hotel, nunca paguei tão caro na vida um táxi. A corrida ficou em torno de 60 euros, como estávamos mortos, era bem tarde da noite e com malas, acabamos pagando. Para chegar ao centro tem outras opções trem, táxi e até Uber. (quando eu fui 2016 desconhecia o fato)

Fachada do Hotel Titania - Atenas
Fachada do Hotel Titania – Atenas

Eu e o meu irmão tínhamos somente dois dias para ficar na cidade, pois embarcaríamos para outra região da Grécia de Tessalônica. Escolhemos um hotel muito bem localizado no centro, um local que nos proporcionasse  possibilidade de ver atrativos andando. O hotel Titania foi uma excelente escolha para nossa opção naquele momento. Ele é muito bonito e luxuoso. A entrada dele é fantástica com colunas de mármore. Além de ter um Oliva Garden em cima com uma vista panorâmica da cidade e da Acrópole. As diárias inclui café da manhã farto (tem iogurtes gregos, o que eu experimentei odiei rsss).

Vista da cobertura do Titania
Vista da cobertura do Titania

O hotel não é barato, o valor da diária foi R$450,00 reais. Nós economizamos em transporte. Pois visitamos alguns atrativos a pé mesmo (temos costume de andar). Ele fica próximo ao metro poucas quadras e passam diversos ônibus naquela rua.  Nessa rua se localiza a Universidade e a Academia de Atenas, Biblioteca Nacional, o Parlamento Grego, entre outras atrações. Seguindo a rua você também consegue chegar a região da Acrópole.

Biblioteca Nacional da Grécia
Biblioteca Nacional da Grécia

Ficamos deslumbrados pela arquitetura grega. Sempre fui louca por essas colunas. Acordamos bem cedinho, tomamos o café saímos em sentindo a Acrópole. Muitas das calçadas de mármore. Era um domingo, quando fomos lá e a cidade tava tranquila. Estava ocorrendo um evento ciclístico na rua e ela estava interditada. Fez muitoooo calor nesse dia.

Universidade e Academia de Atenas
Universidade e Academia de Atenas
Parlamento Grego - onde ocorre a troca da guarda
Parlamento Grego – onde ocorre a troca da guarda

Andamos em torno de 30 minutos, pois paramos para tirar fotos até chegarmos a base da Acrópole. Você vai até o portão de entrada da base e compra seu ticket. Você opção de comprar apenas a visita a Acrópole ( em média de 20 euros) ou um ticket mais completo (30 euros) que te possibilita a entrada em: Acrópole de Atenas, Ágora de Atenas, Museu Arqueológico de Kerameikos, Biblioteca de Adriano, Kerameikos, Museu da Ágora de Atenas, encosta sul da Acrópole, Templo de Zeus, Ágora Romana e Sítio Arqueológico de Lykeion .

Acrópole - Atenas
Acrópole – Atenas

Se prepare para andar e encarar rampa para subir. Sim, lá não tem escadas e muito menos elevadores. E alem de tudo estava muito quente, recomendo levar uma garrafa de água, estar com roupas leves e tênis. Tome cuidado que algumas partes são bem escorregadias por conta do mármore e as pedras.

Teatro de Dionísio
Teatro de Dionísio

Você vai passando por diversas construções antigas e preservadas, tanto que não pode estar tocando nelas. O teatro de Dionísio é o mais antigo do mundo, onde ocorria diversas apresentações e encontros na época. Você pode entrar na escadaria e sentar para tirar uma foto histórica ao pé da Acrópole.

Auditório de Dionísio - Acrópole
Auditório de Dionísio – Acrópole

Você vai subindo e vendo a cidade de Atenas por cima. A vista é muito linda! Antes de chegar ao Partenon, você verá uma grande estrutura como um portal. Justamente foi construído para embelezar o templo. Uma curiosidade é que ali se encontra um gato que vive muito tempo lá! Único morador que pode tocar nas ruínas.

Propileu da Acrópole
Propileu da Acrópole

Chegando lá no topo do monte, você encontrará o famoso templo de Atenas, o Partenon. Feito de mármore branco sua construção foi completada 459 a.C. Considerada uma das 07 Maravilhas do Mundo Antigo.

Templo de Atenas
Partemon – sendo restaurado e a estrutura com apoio para não haver queda

O Partenon é um impressionante em ver um monumento tão antigo ainda resistir as condições do tempo e clima. De noite fica mais bonito ainda com uma iluminação. Estão fazendo um trabalho de restauração e contenção das colunas. Por que o templo já foi alvo de batalhas e armazém turco. Infelizmente nesse tempo uma bomba explodido em seu interior danificando metade do lugar.  Muitas obras e objetos originais se encontram em Museu: Museu da Acrópole e no Museu Britânico em Londres.

O Erecteion e as Cariátides
O Erecteion e as Cariátides

Ao lado do Partenon há um lugar sagrado para os gregos, o Erecteion lugar onde já fizeram cerimônias para os Deuses. Onde também se localiza as famosas mulheres gregas de colunas as Cariátides. São estátuas de mulheres lindas, porém as que estão no templo não são as originais. Elas foram retiradas e postas no Museu da Acrópole.

As Cariátides
As Cariátides

Uma opção de transporte na cidade é o double deck Hop On Hop Off, você compra um ticket e ele passa pelos principais pontos turísticos da cidade. São rotas bem legais e pode aproveitar. Compramos na frente da saída da Acrópole, pagamos mais ou menos 15 euros cada. Só que valeu a pena conhecemos muita coisa legal.

O roteiro passa pelo Templo de Zeus, Libraria, Jardim Nacional, Parlamento, Estádio Panatenáico, Plaka,  Praça Monastiraki (onde se localiza um feira local onde se vende literalmente de tudo que imagina, vimos roupas militares e armas, ótimo lugar para comprar lembrancinhas), entre outros. Tem um ticket que te dar direito a rota que te leva a praia, onde fica o templo de Poseidon. Mas nós não tínhamos mais tempo para ir até lá por ser tratar de um lugar afastado.

Hard Rock Café Atenas
Hard Rock Café Atenas

Passeando na região de feira de artesanato, achamos um Hard Rock Café recém aberto. Tinha sido inaugurado em questão de dias. Como amamos a comida e o atendimento de primeiro comemos ali. Realmente estava com cheirinho de novo e o lugar era muito bacana. Comemos os famoso hamburgers monstro com batata frita, com refil de refri e uma super sobremesa para fechar. O local como os outros Hard Rocks  Cafés tinham vestimentas de artistas famosos e instrumentos musicais: Elvis Presley, Rihanna, Michael Jackson,  entre outros astros da música.

Os Hamburguers do Hard Rock Café
Os Hamburguers do Hard Rock Café

Depois voltamos ao Double Deck para fazer mais uma volta na cidade e parar nos pontos que mais curtimos. No fim do dia fomos ver a troca de guarda na frente do Parlamento. É super legal! Você vê o fardamento deles e pode tirar uma foto. Fica um guarda assessorando, informa que não pode tocar nos guardas e eles não falam com as pessoas.

Troca de Guarda na frente do Parlamento Grego
Troca de Guarda na frente do Parlamento Grego

Tava muito quente e não sei como eles aguentava tanta roupa. O saiote tem uma quantidade grande, eles ainda tem que usar sapatos com pom pons (achei fofo) e túnica. Eles ficam em média 01 hora parados e vão trocando com outras duplas.

Apresentação da Guarda Grega
Apresentação da Guarda Grega

Muito bacana ter a possibilidade de ver algo da cultura deles, postura e o respeito a nação.  Disseram que é uma grande honra para um grego ser da guarda.

Foto com o Guarda Grego
Foto com o Guarda Grego

Minha passagem por Atenas foi super bacana! Nosso objetivo foi conhecer um pouquinho da cidade antes de ir ao Torneio. Infelizmente não pude ir até a praia por falta de tempo. Na cidade há diversos lugares vendendo passeios de barco pelas Ilhas Gregas. São muito opções, vale a pena conferir.

Espero que tenha gostado do meu post. Você conhece a Grécia? Já viajou para Europa? Compartilha aqui nos comentários.

Você se interessou em conhecer a Grécia, me contate! Tenho várias opções de pacotes com guias e ainda passeios de barcos nas ilhas. Vale a pena!

Meu email: [email protected]

Beijos

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur #dicadenatashaevida


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *