Caminhos do Mar


Olá Viajante!

Tudo bem?

Quando voce sobe ou desce a Serra do Mar pela Imigrantes ou Anchieta ver aquela visão linda da Baixada Santista. Nós sempre queremos parar para tirar aquela foto, porém é impossível em questão de segurança por ser rodovias. Vou te mostrar que é possível tirar foto nesse passeio de Ecoturismo muito bacana chamado Caminhos do Mar. É o Parque Estadual Serra do Mar onde promove esse passeio que pode ter início em São Bernado ou em Cubatão. Importante esse passeio é agendado ou pode ser visitado nos roteiros do Roda SP durante a temporada de verão.

Visão da Serra do Mar do Pouso de Paranapiacaba

O passeio é realizado na Estrada Velha de Santos onde o caminho é de pedra chamado de Calçada Lorena (1792) primeiro pavimento ligando o Litoral a Planalto, construído em 1922 em homenagem ao centenário da Independência do Brasil. São 9 km de percurso no caminho tem construções históricas onde as pessoas que passavam por ai faziam paradas para descanso.

Pouso de Paranapiacaba

Casa de Apoio onde recebia pessoas que acompanhavam as obras do Alto da Serra. Tem uma exposição dentro do casarão, os funcionários dizem que a noite escutam portas bater e barulhos estranhos, dizem que os visitantes  que morreram e tinha se hospedado lá ficaram na casa para sempre.

Casa de Apoio

Pouso de Paranapiacaba, principal ponto de parada da viagem entre Santos e São Paulo. Casario azulejado tem um mapa do Estado de São Paulo das estradas do Estado. O nome vem do tupi e significa “local onde se vê o mar”.

Pouso de Paranapiacaba

Rancho da Maioridade, outro ponto de abastecimento da viagem. O nome é uma homenagem a uma estrada antiga do mesmo nome. Casa também com azulejos que mostram figuras políticas da época. Nesse mesmo local se encontra um bica, muito gelada, onde pode tomar água.

Rancho da Maioridade

O passeio do Caminho do Mar é um passeio para toda a família, recomenda se ir com roupa adequada a caminhada e tênis confortável. As vezes ocorre eventos no local como corrida. Para visitar é necessário agendar sua visita: Site!  O valor do passeio é de R$31,00 por pessoa até o momento, estudantes pagam meia entrada, menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam. Visitantes do Roda SP não pagam a entrada, apenas o valor do passeio do Roda SP, melhor opção de conhecer o local, da mesma maneira que conheci.

Casa ajulejada

Eu recomendo o passeio, você pode tirar fotos de tirar o fôlego e a vista é linda. Tem que dar sorte se o dia estiver bem claro e com céu azul, você consegue ver o mar. Principalmente uma oportunidade muito bacana de conhecer como as pessoas chegavam no litoral.

Espero que tenha gostado do post, coloca aqui dos comentários se conhecia o Caminhos do Mar ou se já fez o passeio?

Beijos

Natasha Florencio


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *