Campos do Jordão, a Suíça Brasileira


Olá Viajante!

Tudo bem?

O post de hoje é sobre Campos do Jordão, famosa cidade paulistana, conhecida como a Suíça Brasileira. Levei um grupo para conhecer a cidade em um roteiro super diferente. Com a visitação em pontos turísticos: Parque Amantikir, Castelo Boa Vista, Fabrica de Chocolate e o famoso centrinho comercial.

Campos do Jordão

Campos do Jordão é uma cidade do Estado de São Paulo, que se localiza na Serra da Mantiqueira. Tem uma atitude de 1.800 metros de altura. É uma cidade onde se tratava problemas respiratórios por que o ar da cidade é muito limpo. Além da temperatura agradável do local que varia de menos de zero a vinte e sete graus. A estrutura das casas com telhados enxaimel (telhado pontiagudo) estilo europeu com chaminés. São o maior destaque da cidade.

Logo na entrada da cidade, já encontra um charmoso pórtico. Local super florido e com o termômetro, parada obrigatória para foto. Há banheiro e balcão de informações da cidade, além da fiscalização de ônibus. Importante: para levar grupos é necessário agendar com antecedência. Contrate um guia de turismo para fazer um passeio com mais segurança e informação. (como eu)

Breve História da Cidade

A cidade tem esse nome pelo nome do Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão. Desbravadores encontraram aquela região e foi dada ao Brigadeiro pelo próprio Dom Pedro I. Por ter sido um dos que acompanharam no Grito do Ipiranga. A família adquiriu essas terras como herança e próximo ao Natal. A cidade ficou um tempo conhecida como terras da fazenda de Natal. Pois na época tinha diversos campos e fazendas na região. Muitas delas era de propriedade do Brigadeiro. Anos depois as pessoas não falavam mais de Fazenda de Natal mas sim Campos. Para identificar o local indicavam como Campos do Jordão. Ela foi fundada em 29 de abril de 1874, anteriormente era pertencente a cidade de São Bento do Sapucaí. A região era procurada para o tratamento de tuberculose e depois com a medicina mais avançada. Foi se perdendo o fato de cidade para tratamento para cidade turística.

Turismo em Campos do Jordão

A cidade cheia de encantos, onde nos sentimos em um lugar totalmente diferente do que conhecemos. Praticamente sentimos como se estivéssemos na Europa. Uma cidade que vive praticamente do turismo, tem várias atrações para todas as idades. É linda a cidade e a temporada de inverno é muito disputada.

Parque Amantikir

Parque Amantikir - jardins que falam
Ambientes do Amantikir

O parque Amantikir, jardins que falam é um parque de tirar o folego. Com muitas flores e jardins lindos. São 28 ambientes dentro do parque que te levam a diversos locais do mundo. Onde você pode admirar e ficar observando a natureza do local. O nome se dá de uma lenda onde uma princesa tupi se apaixona pelo Sol. A Lua fica com ciumes e se queixa com o Deus Tupã, onde a prende dentro de uma montanha. O Sol por sua vez, de tanta tristeza sangrou o poente. A Lua se arrependeu e chorou as constelações. Conforme a lenda, todos os dias o sol nasce e a princesa chora de saudades. Parando apenas quando o Sol de põe. Suas lagrimas formam as nascentes e rios da serra. O Amantikir que dizer “a montanha que chora”. Onde se tornou depois Mantiqueira.

Jardins do Amantikir - Campos do Jordão
Muita área verde no Amantikir

Pegue o mapinha para conhecer todas as áreas e a história do local. Tem visitas monitoradas em horários selecionados. Vá com sapatos confortáveis pois o parque é grande para explorar bem. Local é perfeito para fazer uma sessão de fotos. O que mais amei foi o labirinto dentro do parque. É muito divertido e dá para se perder lá. Para mais informações sobre valores entre no site deles Link Site Amantikir.

Castelo da Boa Vista

Castelo da Boa Vista - Campos do Jordão
Fachada do Castelo da Boa Vista – Campos do Jordão

Sim, na cidade tem um castelo. Onde foi residência oficial do governador do Estado de São Paulo. Hoje é um museu  com acervo do século XVII e XVIII. Tem diversas obras de artistas conhecidos como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e etc. A visitação é muito concorrida, chegue cedo. Importante saber que não pode entrar com bolsas e mochilas no local. Celulares e maquinas fotográficas são proibidos.

Fabrica de Chocolate Araucaria

Fábrica de Chocolate Araucária em Campos do Jordão
Entrada da Fábrica de Chocolate Araucária

Uma das primeiras fábricas de produção do chocolate na cidade. A Araucária iniciou com uma pequena barraquinha com chocolates caseiros e hoje tem uma grande fábrica de todos os tipos de chocolate. Na visitação você encontra os locais onde são feitos os chocolates, praticamente um museu com informações da produção do doce. No final tem uma loja com bastante variedades de chocolates para comprar. Levar para casa essa delícia.

Ducha de Prata

Ducha de Prata - Queda Principal
Ducha de Prata – Queda Principal

Ducha de Prata praticamente cascatas artificiais com diversas plataformas para tirar muitas fotos. Foram feitas para que as pessoas pudessem se banhar nas águas cristalinas das nascentes locais. É um local tradicional de Campos do Jordão, ao redor encontra lojas, restaurantes e feira de artesanato. No parque também tem circuito de arvorismo com uma tirolesa ao final do trajeto.

Capivari – Centro Turístico

Centro Turístico Capivari - Campos do Jordão
Centro de Capivari

Com certeza, as pessoas vão a Campos do Jordão por causa do centro turístico de Capivari. Onde concentra lojas de malharia, a famosa cervejaria Baden Baden, palco de shows, o teleférico do Morro do Elefante, e muito mais. Lógico além das lindas flores, são muitos cliques para registrar sua ida a Campos.

A cidade ainda conta com outros parques como Centro de Lazer Tarundu (tem Balonismo), Museu Felicia Leirner (obra a céu aberto), Pedra do Baú (trilha e trekking), Mosteiro Beneditinas (lugar florido e lindo), Casa Xilogravura (maior museu desse tipo), Parque da Floresta Encantada, Pico do Itapeva (consegue ver as cidades da região), Horto Florestal (tem uma tirolesa enorme e cachoeira) e muito mais.

Conclui que Campos do Jordão não tem como se conhecer em apenas um dia. São inúmeras atividades na cidade e além de curtir o friozinho da Serra. Passar o fim de semana na cidade é o ideal para conhecer as atrações principais e deixar um gostinho de quero mais. Aconselho a visitar a cidade em épocas fora da temporada de inverno, assim poderá aproveitar as atrações e os restaurantes tranquilo.

Espero que tenha gostado do post. Coloca aqui nos comentários você já conhece Campos do Jordão? Conte o que mais gostou de lá?

Se você for da Baixada Santista venha participar do meus grupos de viagem, com certeza não irá se arrepender. A foto abaixo é do grupo do dia 19/08. Vem!!! Para mais informações: [email protected]. Você também pode comprar hospedagem aqui no blog com meu parceiros Booking e Decolar.

Grupo Campos do Jordão 2018 - Natasha Florencio Tur
Grupo Campos do Jordão 2018 – Amelia, Maria José, Josita, Thiago, Marcia, Elisa Maria, Alessandra, Danielly, Ezequiel, Larissa, Emanoel, Anarielly,Allan, Ana Beatriz, Analice, Marcela e nossa motorista Maria

 Obrigada pela confiança, espero que tenham se divertido e momentos únicos.

Abraços

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur


Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *