Curso de Guia de Turismo


Olá Viajante,

Tudo bem?

O meu post de hoje é sobre o meu Curso de Guia de Turismo. Curso ministrado pela ETEC (meu Pólo Etec Doutora Ruth Cardoso), um curso a distância. Eu tenho formação em Turismo e Administração de Empresas. Mas sempre quis fazer o Curso de Guia. Era algo impossível a ser fazer na minha época.

Guia de Turismo Cadastrado no Cadastur
Guia de Turismo Cadastrado no Cadastur

Fiquei bem frustrada quando soube que me curso de Bacharelado de Turismo não me dava opção de ser um Guia de Turismo ou mesmo um curso adicional. A Faculdade que cursei a FALS (Faculdade do Litoral Sul Paulista) não tinha um módulo para fazer o curso. Na época conhecia pessoas de faculdades em Santos que podiam fazer um módulo a parte para ter habilitação.

Logo depois com pesquisa vi que os Centro Paula Souza tinham o Curso de Técnico de Turismo que dava o direito de tirar a habilitação de guia. Eu fiquei bem chateada na época pois os horários dos cursos aconteciam quando estava trabalhando ou mesmo estudando na faculdade de Turismo, de fato não daria mesmo pois fazia dois cursos ao mesmo! Sim, fiz duas faculdades! Mas falarei isso em um outro post!

Recentemente, iniciando a agencia de viagem, eu procurei novamente o curso para fazer, já que eu tinha saído do emprego fixo que tinha. E encontrei o curso para fazer na Etec em São Vicente, anteriormente o curso tinha duração de 1 anos e meio (03 semestres) presenciais. Como era Bacharel tinha opção de eliminação de materiais.  Para validar o curso teria viagem para você aprender como guiar o seus grupos.

As categorias de guia são Guia Regional (Estadual), Nacional, America Latina e Internacional. O Curso que estou fazendo não precisa fazer as viagens e é a distância. Me habilita a ser guia de turismo da America Latina. Eu como já sou da área achei prático e mais rápido. Porém eu penso que jovens que ingresso no ensino técnico para aprender uma profissão, serão despreparados para o mercado de trabalho. Não sou contra ao ensino a distância, pelo contrário gosto muito. Fiz Administração a distância e me formei com muito conhecimento por exigir coisas como aulas presenciais.

Acho que pelo menos as viagens deviam ser obrigatórias para que a pessoa aprenda como guiar um grupo. Poderia até ser as provas semestrais do curso

Estou indo para o segundo semestre e me formarei no meio do ano. Assim poderei guiar meus grupos rodoviários, aéreos e meu preferidos de Cruzeiros.

Assim que eu tiver minha habilitação de Guia de Turismo cadastrado no Cadastur trago aqui para vocês. Essa é uma das minhas metas de 2018 que estou seguindo!

Espero que tenha gostado do post! Foi um post para você me conhecer mais um pouquinho! Coloca nos comentários se você já fez algum curso técnico?

Beijos

Natasha Florencio


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *