36ª Festa da Uva em Jundiaí

Conheça uma das festas mais tradicionais do Estado de São Paulo e suas atrações para toda a família. A Festa da Uva em Jundiaí que está na sua 36ª edição. Tenha oportunidade de comprar uvas de todos os tipos, vinhos diversos e gastronomia típica da região. Um Brinde a Vida!

Conheça a Festa da Uva de Jundiaí

Uma festa tão tradicional no Estado de São Paulo ainda pouco conhecida por outras cidades mas mesmo assim não tão pouco importante. Uma festa grandiosa com atrações para toda a família vale a pena conhecer.

Jundiaí é cidade referência no estado em produção de uva. A cidade conta com 30% da produção no estado e foi lá que criou se a uva Niagara Branca, um mutação realizada pela terra da região que trouxe mais uma opção de uva. Com muitos produtores artesanais, fazendas e atraindo mais visitantes na cidade, há 80 anos eles fazem um reunião para que todos pudessem apresentar seu produtos. Oficialmente a festa tem 36 anos de existência e cada ano eles investem em atrações diferentes. É uma ótima oportunidade de conhecer e comprar uva direto da fonte.

Pavilhão da Exposição do Vinho e Apresentações Culturais
Pavilhão Central – Expo Vinhos e Apresentações Culturais

Com a festa o turismo da cidade só desenvolveu e trouxe roteiros para o ano inteiro: Rotas das Uvas, Rota do Castanho, Rota Cultura Italiana, Rota Terra Nova e Rota Centro Histórico. Cada roteiro passa pelas propriedades da região com as características próprias das famílias. E eles estão investindo muito para que cada ano possa receber mais visitantes e desenvolver a cidade. Para fazer os roteiros só entrar em contato com as agencias de turismo receptivo da cidade.

A festa ocorre no Parque Comendador Antonio Carbonari mais conhecida como Parque da Uva, esse parque foi justamente criado para a festa que antes era realizada no Mercado Municipal da cidade. Uma outra tradição da festa é ter rainhas e princesas da Uva que recebem os turistas e visitantes. O mais legal que eles mantem fotos delas de todos anos. Inclusive nessa edição a primeira rainha estava presente.

Parque da Uva
Parque da Uva

As atrações são dividas em pavilhões como Casa do Colono (onde fica atores falando italiano com vestimenta de época que apresenta a imigração ao Brasil), Exposição de Vinhos com show folclóricos e a pisa da uva (um grupo folclórico da região toca ritmos italianos na cerimônia da pisa da uva), Pavilhão da Uva (onde você pode comprar todos os tipos de uva e frutas da região a preços bem bacanas), Feira de Artesanato (artesões da região com várias trabalhos), Tenda de Alimentação (com alimentação típica da região a preços excelentes), Palcos de Shows (os coretos foram usados para diversos ritmos de músicas: Rock, Samba, Sertanejo, etc. Música para todos os gostos) e além de tudo isso passeios a preços populares para conhecer a cidade ou as propriedades com os parreirais.

Casa do Colono - Festa da Uva
Casa do Colono – Festa da Uva

A festa inicia as 10:00hs e vai até 20:00hs, dependendo do dia até as 22:00hs. Já virou calendário oficial do estado de São Paulo e a cada ano eles querem trazer mais novidades para atrair mais pessoas a região. Nesse 36ª festa foram atraídos mais de 170 mil visitantes. É uma festa muito legal para família e para quem gosta de um bom vinho.

Levei um grupo 47 pessoas no dia 27 de janeiro para a festa e todos adoraram o passeio. Saíram perguntando quando teria o próximo passeio. Passamos o dia na festa e no final do dia fomos fazer uma passeio na propriedade da Adega do Português. Fomos recebidos pela proprietária onde nos ensinou como degustar e saber da qualidade do vinho. E também entramos no parreiral para comer uva do pé.

Grupo Baixada Santista - YNC Turismo
Grupo YNC Viagem & Turismo
Adega do Português em Jundiaí
Visitação a Adega do Português

Para passeios na região procure a agência Mania de Jundiaí, que são profissionais capacitados, com muita experiência e conhecimento. Espero que tenha gostado do post, para mais informações da festa entre no link: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/

Coloca aqui nos comentários se você conhecia a Festa da Uva em Jundiaí ou mesmo a região?

Abraços

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *