Praia Grande, sua História e Identidade


Olá Viajante,

Tudo bem?

O Artigo de hoje é sobre a História de Praia Grande. Poucas pessoas conhecem a história da cidade, mesmo que se identifiquem ou mesmo moram aqui. A cidade mesmo que tenha apenas 51 anos de emancipação (19 de janeiro de 1967). Essa região é uma das mais antigas do país, por ser da região de São Vicente, a primeira cidade do Brasil. Para saber como se deu a identidade da cidade, temos que saber a história da região. Quais as características, como se formou a cidade, o porque da fama etc.

História de Praia Grande

Com certeza, apresentar a história de Praia Grande é apresentar a história do Brasil. Já que a cidade de Praia Grande era pertencente a Capitania de São Vicente. São Vicente foi a primeira cidade fundada pelos portugueses no Brasil, em 22 de janeiro de 1532, por Martim Afonso de Souza. Que foi descoberta em 1502 por Gaspar de Lemos, onde batizou a Ilha em homenagem a São Vicente Martir. O berço da democracia americana nasceu na região, pois se instalou a primeira Câmara Municipal das Américas. Era pelo porto de São Vicente que chegaram as primeiras mudas da cana de açúcar vindo do Velho Continente.

Os povos que viviam na cidade era os indígenas, povos da língua Tupi, como Tupinambas, Tupiniquins e os Carijós. Infelizmente exterminados na colonização dos europeus que mataram nas guerras e os escravizaram.

Caminhos do Mar
Estrada antiga que ligava Vila de São Paulo a São Vicente – fonte: Prefeitura de Praia Grande

Toda a exploração do país (ouro, cana de açúcar e café) passava por essa região a caminho a Europa. Para chegar a Vila de São Paulo utilizavam o Caminhos do Mar. Era um caminho muito difícil de se percorrer, antes mesmo de ter a estrada. Os escravos eram usados para carregar as pessoas e mercadorias pelas matas. Até em certas partes tinham que escalar para chegar ao Planalto. Com toda a dificuldade, eles viram a oportunidade de construir uma estrada que facilitaria o caminho até o porto. A viagem para subir a Serra levava 04 dias para ser feita. Há um passeio para conhecer mais um pouco dessa história tão importante do país. Já escrevi sobre esse passeio: Link Aqui.

Com a Construção da Ponte Pênsil em 1914, para conduzir o esgoto daquela região para desaguar em Itaipu. Foi realizada essa obra para resolver problemas de saneamento da região, onde tinha muitas doenças. Assim com fácil acesso entre duas regiões, começaram ter um aumento de fluxo de pessoas e carros. Com todo o esgoto desaguando no mar, sujava todas as praias. Com o fácil acesso começou a construção de moradias e apropriar de terrenos. Assim foram construídos diversas casas de veraneio e um hotel. Foi onde iniciou todo uma era imobiliária desordenada na cidade.

Turismo em Praia Grande
Exploração desordenada pela cidade de Praia Grande – fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande

Ir a praia era motivo medicinal, tomar banho de mar era visto como tratamento terapêutico. A cidade não tinha estrutura nenhuma para receber tantos visitantes. Em sua orla tinham cabines onde as pessoas se trocavam. Estacionavam carros e ônibus na areia da praia, simplesmente vinham e sujavam tudo. Não tinha nenhuma regra ou lei de uso da praia. Tanto que a cidade tem uma fama de um turismo de massa e desorganizado.

Com o boom imobiliário e o crescente aumento da população começou a ter diversos problemas de infraestrutura: falta de saneamento, escolas, transporte, hospital, abastecimento de água, luz. Com essa insatisfação que os moradores do bairro Solemar perceberam que podiam se desvincular a cidade de São Vicente. Líderes da cidade (Julio Secco Carvalho, Nestor Ferreira Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Junior, etc) lideraram o movimento, mesmo com grande resistência de São Vicente em perder 22,5km de praias. Onde 1963, houve um plebiscito na cidade com o voto da população. Só em 19 de janeiro de 1967, ocorreu a emancipação. Onde o engenheiro Nicolau Paal, foi nomeado interventor federal. O Ocian Praia Clube foi a Prefeitura provisória, onde em 1968, teve a primeira eleição e o primeiro prefeito da cidade foi Dorivaldo Loria Junior.

Exploração das Praias antigamente - Fonte Prefeitura Municipal de Praia Grande
Exploração das Praias antigamente – Fonte Prefeitura Municipal de Praia Grande
Praia Grande atualmente - Fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande
Praia Grande atualmente – Fonte: Prefeitura Municipal de Praia Grande

Os bairros de Praia Grande foram sendo criados e desenvolvendo, cada bairro tem sua própria característica. Alguns com forte importância na historia da cidade como: Ocian, Forte e Guilhermina.

Em 1993, foi criado um projeto de urbanização da orla da praia, terminando com a invasão de automóveis na areia da praia e construindo leis para eliminar aquela imagem de exploração sem controle da praia. Hoje, é uma cidade totalmente diferente, é uma das cidades que mais cresce no país. A cidade é a 4ª cidade mais procurada do Brasil, e a segunda do estado de São Paulo. São diversos projetos e melhorias de infra estrutura que a cidade tem. Uma outra realidade comparada a alguns anos atras.

Hoje, a cidade trás qualidade de vida para todos com ciclovias, vias rápidas que cortam a cidade, grandes lojas, e diversos empreendimentos imobiliários para cidade. É uma cidade que está em foco por ter alguns projetos a serem implantados. Vou colocar mais histórias de Praia Grande e algumas curiosidades também.

Espero que tenha gostado do post, você conhecia essa parte da história de Praia Grande? Coloca aqui nos comentários alguma curiosidade que você conhece da cidade.

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur #LongBeachPG


Informações bibliográficas:

Projeto Conhecendo Nossa cidade da Prefeitura de Praia Grande/SP, fornecida pela Secretaria de Turismo da Cidade.

 

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *