Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe


Olá Viajante,

Tudo bem?

O post de hoje é sobre Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Cidades que pertencem a Baixada Santista conhecida como Costa da Mata Atlântica. São cidades com lindas praias também muito procuradas pelos paulistas na temporada de verão. Mas as cidades tem atrativos para curtir além das praias.

Plataforma de Pesca de Mongaguá
Maior Plataforma de Pesca em Mongaguá

Moro na Praia Grande e não tinha ido a essas cidades vizinhas para conhece-las. Com o Roda SP (Post Aqui!) me ajudou a conhecer coisas da minha região que nem fazia ideia que existia. Esse roteiro de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Foi possível!

Mongaguá, o nome é indígena e quer dizer “Águas Pegajosas”. Foi uma cidade pertencente a São Vicente. Em 07 de dezembro de 1959 ocorreu emancipação. São 13 km de praia onde atrai vários turistas. Mas além da Praia os atrativos da cidade são bacanas para conhecer. A Plataforma de Pesca, é a maior plataforma de pesca sob o mar do mundo. Para conhecer paga uma taxa de R$5,00 por pessoa. Lá você encontra banheiros e funcionários para atender na entrada. Sempre tive vontade de conhecer a plataforma é impressionante, eles podiam fazer algum atrativo melhor. Ali pertinho tem o Parque Ecológico A Tribuna, é como se fosse o Orquidário com plantas e alguns animais de pequeno porte (cobras, iguanas e pássaros).  As crianças adoram principalmente nos dias onde eles mostram alimentação das cobras. Mongaguá tem um parque com Cachoeira o Poço das Antas, porém infelizmente o local está abandonado e as pessoas que estão frequentando o local estão acabando com ele. Não recomendo a visita nesse local.

Costão de Itanhaém
Costão de Itanhaém

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Itanhaém cidade conta com mais ou menos 25 km de praias. Tem muitos morros em suas encostas. Itanhaém é muito conhecida por ser uma das cidades onde o Padre José de Anchieta passou catequizando os índios do local. Onde também se encontra a famosa cama de Anchieta, onde o padre deitava e descansava.

Cama de Anchieta em Itanhaém
Cama de Anchieta em Itanhaém

Dizem que quem sentada na cama de Anchieta, irá casar em breve. (vou ser sincera até o momento não funcionou comigo rs) Mas tenho amigas que casaram sim! Além da cama o caminho até a cama tem vários costões de pedras onde podemos ficar sentados e observar as ondas bater nas pedras. Pode dar sorte e conseguir ver diversas tartarugas na região.

Costões do caminha da Cama de Anchieta
Costões do caminha da Cama de Anchieta

A Igreja Matriz de Sant’Anna tem um Convento, onde você pode visita-lo. Tem valor de ingresso de R$10,00. Eles ficam em um morro com uma subida íngreme, porém vale super a pena a visão de cima é lindo. Você consegue ver a cidade e o mar.

Peruíbe, cidade muito conhecida pela quantidade de Mata Atlântica preservada pela Juréia. Cidade com quase 23 km de praia. Muito procurada pela famosa Lama Negra, onde é usada para cura medicinal de diversas doenças e tratamentos. Já usei a Lama no rosto para limpeza e realmente é maravilhosa. A própria Juréia Itatins é onde você encontra praias paradisíacas e cachoeiras lindas. A estrada de acesso é um pouco ruinzinha com muitas curvas. A cidade conta com um Portinho onde leva a uma praia de difícil acesso e para pesca. Para quem curte Ufologia, a cidade é muito forte na exploração. Onde ocorre vários encontros e feiras sobre Ufologia. São feiras internacionais.

A cidade também é conhecida mundialmente por ter a ilha mais perigosa do mundo. A Ilha da Queimada Grande, onde se encontra a maior quantidade de cobras por metro quadrado (05 por metro quadrado). São serpentes venenosas que se encontram no local. É uma ilha protegidas por orgãos mundiais de proteção, somente pesquisadores cadastrados podem ter acesso a ilha para pegar veneno para uso medicinais.

São cidades que tem alto potencial turístico e poderiam ser bem mais explorados. Minha região não só tem praia mas muita história e atrativos naturais. Espero que tenha gostado do Post. Você conhece essas cidades? Coloca aqui nos comentários.

Beijos

Natasha Florencio

#dicadenatashaevida


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *