Passaporte


Olá Viajante!

Tudo bem?

O post de hoje é sobre Passaporte. O documento necessário para viajar para outros países. Ele é emitido pela Policia Federal. Eu vou te mostrar como tirar o seu. O procedimento é simples!

Novo Passaporte
Passaporte Brasileiro

Qualquer pessoa pode tirar o passaporte para viajar! Apenas tem que estar com suas obrigações eleitorais em dia! Os documentos necessários para tirar o passaporte são:  ser brasileiro, estar com suas obrigações eleitorais em dia, homens estar quite com suas obrigações com serviço militar, não estar com nenhum problema na justiça em relação a sair do país, portar os documentos originais: documento de identidade (para maiores de 12 anos), Certidão de Nascimento original (para menores de 12 anos), certidão de quitação eleitoral, passaporte anterior (se houver), CPF e  pagamento do GRU com comprovante.

Com todos os documentos em mãos, você irá entrar no site da Policia Federal:Cadastrar Documentos.

Tirar Passaporte
Site para cadastrar os documentos, emitir a guia de pagamento e agendar a ida ao Posto da Polícia Federal

Preenchendo com todos os seus dados, irá emitir a guia de GRU para o passaporte no valor atual de R$257,25. Ele tem a validade de 10 anos. Depois é necessário fazer o agendamento para levar todos os documentos originais na Policia Federal. Link do Agendamento

No dia do agendamento se direcione ao Posto da Policia Federal que você agendou, levando todos os documentos originais. Chegue um pouco mais cedo. Depois você irá esperar a emissão do passaporte, fazendo acompanhamento pelo site. Estando pronto, você deverá ir pessoalmente retirar o documento. Para retirar o passaporte é necessário do documento de identidade com foto, será verificado digital e assinatura do documento.

Para renovar o passaporte, na verdade não tem como. Você irá fazer o procedimento de um novo, só que você deverá levar o passaporte anterior.

Nós, brasileiros temos a oportunidade de conhecer 153 países sem necessidade de visto de entrada. E por conta disso, o passaporte brasileiro é tão valioso no mercado negro. Também por sermos um país de várias etnias é muito fácil passar nas imigrações dos países ai a fora!  Então sempre mantenha o passaporte junto a você (naqueles porta dólares), tirar cópias do documentos para caso tenha algum problema, mande também uma cópia do seu passaporte para seu e-mail, pois você terá um “backup” dos números.

Independente que tenha um passaporte sempre é necessário verificar com o consulado do país que irá visitar os documentos necessários. As vezes tem algumas necessidades de visto (como Estados Unidos, Canadá, Japão, Dubai,  etc), permissão de entradas, etc. Hoje temos muitos países que estão exigindo a carteira de internacional de vacinação, então sempre tem que estar ciente das exigências. Pois se faltar algum documento você deverá retornar ao país de origem no primeiro avião de retorno.

Uma dica, para não ter problemas na imigração, além dos documentos necessários para entrada. Sempre leve todas as reservas impressas de hotéis, ingressos,  passagem aérea de volta, e uma quantia de dinheiro que possa se manter no país. Além importante sempre informar que tem fortes vínculos com seu país de origem e que irá apenas a Turismo.

É um documento muito importante para realizar suas férias sem problemas. O valor do passaporte pode alterar em qualquer momento, caso queira mais informações consulte o site da Policia Federal: Link Aqui.

Atualização: dia 13/03

Os cartórios podem fazer o processo de cadastro de solicitação do Passaporte, as emissões ainda serão realizadas pela Policia Federal. Porém você poderá levar seus documentos originais (os mesmo que quando fosse na Policia Federal, lista acima). Você deverá ir ao cartório se informar se ele está devidamente cadastrado para efetuar esse procedimento. O valor não foi informado e nem divulgado. Facilitará muito pois os cartórios tem em diversas cidades.

Espero que tenha gostado do post! Coloca aqui nos comentários se você tem passaporte? Comente aqui nos comentários.

Beijos

Natasha Florencio

#dicadenatashaevida


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *