Saiba para que serve a Permissão Internacional para Dirigir – PID?


Olá Viajante,

Tudo bem?

O post de hoje é sobre Permissão Internacional para Dirigir – PID. Muitas pessoas quando viajam preferem alugar carro para fazer passeios e ter a liberdade de conhecer os lugares por conta. A Carteira de Habilitação Nacional é aceita em diversos países até 180 dias no local. Vou apresentar como se solicita e por que fazer?

Permissão Internacional para Dirigir - PID
Permissão Internacional para Dirigir – PID

Hoje com o GPS podemos chegar aonde quisermos sem maiores problemas. Lógico que as vezes essas tecnologias nos deixam na mão. Mas mesmo assim nos permite ter mais autonomia em nossas viagem quando escolhermos usar carro.

Há diversas locadoras no mundo todo com ofertas de aluguel de carros para quem curte ser explorador e ter mais autonomia na sua viagem. Realmente quando você tem o seu carro, você faz a suas regras, horários e locais que quer conhecer. É importante entender que dependendo de lugares e quantidade de dias você precisa de documento especial para dirigir no exterior.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita em quase 100 países pelo Acordo da Convenção de Viena. (Lista de Países) Para dirigir nesses lugares a CNH deve estar com a validade em dia e a viajem não pode passar de mais de 180 dias de viagem.

Permissão Internacional para Dirigir

Dentro da Permissão - PID
Dentro da Permissão – PID

A permissão é na verdade a CNH traduzida em 07 idiomas (alemão, árabe, espanhol, francês, inglês, português e russo). Você vai estar com as informações da sua Habilitação nesse documento. Ele tem a mesma validade que sua Habilitação. O valor atual do documento é de R$282,70 (2018), aqui em São Paulo, cada estado tem um valor. Para solicitar pode ir ao Detran mais próximo da sua casa ou pela internet. Mas antes de solicitar importante entrar no consulado do país que quer visitar para se informar dos procedimentos corretos, para que não tenha problemas com documentos.

Para solicitar o Certificado Internacional para Dirigir  necessário estar com a Habilitação em situação regular. Não pode estar em processo de mudança de categoria ou problemas com Detran. Ele não substitui sua CNH aqui no Brasil.

Para ir pessoalmente ao Detran necessário levar seus documentos pessoais originais e cópias simples e pague a taxa. Pela internet (Site Detran SP) se cadastre e recolha a taxa. O documento pode ser retirado no próprio Detran ou pagando uma taxa a mais irá para sua casa.

Informação importante é sempre ver os procedimentos do que é necessário no país que irá visitar. Documento é algo importante na férias, então sempre tenha tudo em ordem para que sua férias sejam as melhores.

Espero que tenha gostado do Post! Caso esteja indo viajar e quer locar um carro, tenho parcerias com diversas locadoras no Brasil e no mundo. Me envie uma mensagem que te envio uma proposta: [email protected].

Se você gostou do post e quer receber as notificações de novos textos, cadastre no box na lateral. Você vai receber todas as novidades! Espero seu cadastro!

Abraço

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur


 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *