Templo Zu Lai – Celebração do Ano Novo Chinês

Mais um local muito próximo de São Paulo na região de Cotia, o Templo Zu Lai. Templo dos praticando do Budismo e tem várias atividades de ação sociais. Prega a cultura oriental com foco na China. É um local a ser visitado para conhecer um pouco de uma cultura milenar e ganhar mais conhecimento.

Templo Zu Lai em Cotia

O Templo Zu Lai é administrado por uma Mestre, no templo tem o retiro onde os Monges dormem, Sala do Grande Herói, Museu de arte Budista, Jardim, Lago, Sala de Meditação, Loja de artesanato, Restaurante e etc.

Importante antes de mais nada é entender que o Templo Zu Lai é um atrativo turístico, só que é um local religioso onde pessoas praticantes dessa cultura estão ali para rezar e pedir suas preces. Tem várias estátuas e imagens no local. Respeite elas como se fosse de sua religião e evite toca las ou abraças. Vi muitas pessoas sentadas ao lado delas comendo ou largados em cima. Isso é um desrespeito com a religião deles. Temos que saber como nos comportar em diversos locais.

Portal do Templo Zu Lai

Pode tirar fotos nas áreas externas ao lado das estátuas mas de forma respeitosa e que não ofenda as pessoas do Budismo. Se fosse na sua religião, uma imagem que representa sua religião e as pessoas fazendo pouco caso. Você também não iria gostar e achar um desrespeito.

Depois as visitações são canceladas e as pessoas acham ruim. Acaba com a graça de todos, pois o Templo vive com as doações dos turistas para manter todas as atividades.

Templo Zu Lai e sua linda estrutura
Jardim do Templo com lago e ponte.

Ano Novo Chinês – Ano do Porco

Ano Novo Chinês no Templo Zu Lai

O calendário Chinês é diferente do nosso e é o mais antigo registrado. Ele utiliza o ciclo do Sol e da Lua e a partir dele que nasceu o horoscopo Chinês. A cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não perder a sincronia (365, 35 dias) é acrescentado um mês aproximadamente a cada três anos. E esse ano de 2019 estamos com o ano do Javali/Porco. É o animal que fecha o ciclo dos doze animais do horoscopo e é época de grandes decisões. Onde você encerra diversos assuntos inacabados para o inicio de mais um ciclo de 12 anos. O Calendário é Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. São os doze animais que se apresentaram para o grande Imperador da China.

O Templo Zu Lai traz as celebrações chinesa para o local. São atividades e uma programação muito especial para toda a família. São workshop de caligrafia chinesa, origami, sala de meditação e as cerimônias budistas para trazer boa sorte e energias positivas para todos.

Leões  da China

Lógico as apresentações tradicionais como os lindos leões chineses, que são atores vestidos com fantasias muito coloridas e são de maior respeito. Eles trazem muita sorte e celebram a abertura do Ano Novo.

Grupo de Taiko de Cotia

Apresentação dos famosos Taiko e seus tambores, é um grupo que tocam vários tambores ritmizados. A força e concentração dos praticantes é impressionante. Tem toda uma simbologia em torno dessa prática, você fica muito impressionado e acaba sentindo toda a energia que emana desses instrumentos.

Grupo de dança tradicional chinesa

Teve uma apresentação tradicional de dançarinas apresentando uma dança típica da China com leveza e graça que tem. Você se encanta com a graça e simplicidade. A música é super relaxante e envolvente.

Dragão Chinês da Sorte

O ponto maior da festa é a chegada do Dragão Chinês que traz toda sua imponência e fúria. Os próprios praticantes do Kung Fu faz toda a coreografia do dragão para trazer sorte e alegria para esse novo ciclo que se inicia.

É uma festa muito bacana para conhecer uma nova cultura e apreciar um local de muita energia boa. Sempre é bom aprender algo novo, ter novas experiências que ficarão marcadas para toda a vida.

Recomendo o passeio, em outras épocas são mais calmo e tem menos pessoas no local. Nessa festa tem em média 20.000 mil turistas, realmente fica lotado. Mas vale a pena assistir as apresentações ilustres. Dica: pegar um local pelo menos uma hora antes do início da apresentação, assim poderá ver bem tudo. Leve protetor solar pois tem atividades na área externa. Leve uma canga para poder sentar em cima. E o principal é respeitar a religião do próximo. Para mais informações, entre no site: https://templozulai.org.br/pt_BR/

Levamos um grupo fantástico para conhecer e celebrar esse Ano Novo Chinês. Todos amaram o passeio.

Espero que tenha gostado do post, coloca aqui nos comentários se conhece o Templo Zu Lai.

Feliz Ano Novo Chinês!!

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur #YNCviagenseturismo

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *