Terminais Marítimo de Passageiros pelo Mundo

Para chegar no seu tão desejado Cruzeiro, você passará por determinadas etapas. E uma delas é passar pelo Terminal de Passageiros. Onde as companhias marítimas recepcionam seus hóspedes e verificam sua documentação e bagagem. Se assimila muito a um Aeroporto com lojas de conveniência, restaurantes, cafés, etc. Cada região tem uma estrutura receptiva desde Terminais luxuosos até alguns simples para embarque e desembarque.

Importante é saber se seu trajeto para chegar ao Terminal será longo. Pois dependendo da distância recomenda se a chegar com, pelo menos, um dia antes do embarque. O navio não aguarda, pois além da programação do roteiro e compromisso aos passageiros que já embarcados. Os navios têm um período determinado para ficar atracado no local. Para toda uma logística de suprimentos, embarque e desembarque de seus passageiros. Horários excedentes são cobrados por hora e os valores são exorbitantes. Então chegue com antecedência assim fará todos os procedimentos com calma.

O embarque inicia em média ao 12:00hs, pois todos os passageiros do roteiro anterior desembarcam para novas iniciarem um novo roteiro. É recomendado chegar com 04 horas antes do encerramento do Checkin. Que geralmente se encerra as16:00hs para o navio sair as 18:00hs. Então chegue no horário entre 11:00hs e 13:00hs.

Não perca seu sonhado Cruzeiro por um descuido de atraso ou falta de estudo da localização do terminal. Se programe e aproveite.

Abaixo 05 exemplos dos milhares de Terminais de Passageiros do mundo. Conheça suas diferenças e estrutura de recepção.

Terminal de Passageiros de Miami

Visão Panorâmica dos Terminais de Passageiros de Miami
Terminal Marítimo de Passageiros de Miami

Como todo lugar tem sempre algum local que se destaque ou é referência. E o maior Terminal de Passageiros do Mundo é o de Miami – Estados Unidos. Onde ocorre o maior fluxo de navios com saída para roteiros ao Caribe ou Travessias Transatlânticas. Atualmente são 09 terminais de cruzeiros, e alguns deles são exclusivos para determinadas companhias marítimas.

A companhia Royal Caribbean foi a primeira ter um terminal marítimo só para seus Mega Navios. Onde sua característica de modernidade e design estão bem marcados. São 51 mil metros quadrados, tem o nome de Crown of Miami (Coroa de Miami) se localiza no Terminal A. Foi inaugurado dia 21 de novembro de 2018 e comporta dois megas navios.

A Norwegian Cruise Line está construindo seu terminal exclusivo de cruzeiros, se localiza no Terminal B. Será um projeto bem moderno com o design de uma empresa arquitetura global. Será inaugurado em 2020 e atenderá 5.000 passageiros.

A companhia Virgin Voyages também está construindo seu terminal, terá característica de praia, inspirado nas praias de Miami Beach. Será lançado em meados de Fevereiro de 2020.

MSC Cruzeiros está investindo muito em novos empreendimentos e navios para os próximos anos. Terá seu terminal exclusivo que atenderá até 28 mil passageiros por dia. A previsão de entrega é em 2022, no próximo ano começa as obras. Fica no local AA/AAA, novo espaço.

Outra companhia muito famosa pelo mundo principalmente na Florida por causa dos parques é a Disney Cruise Line. A empresa tem um histórico grande com o Porto. E negociou um novo terminal para comportar navios maiores, conforme seus próximos planos.

O Porto de Miami sempre vai querer inovar, sendo referência em Terminais de Passageiros. E para continuar sendo a Capital Mundial dos Cruzeiros Marítimos. A cidade realmente abraçou esse título. Entende que além de trazer milhões de pessoas e investimentos milionários. Virou uma referência e sempre trará novidades com novos terminais com infraestrutura viária espetacular, assim os passageiros chegam em seus terminais com tranquilidade e segurança.

Terminal de Passageiros Roma – Civitavecchia

Porto de Civitavecchia - Porto de Roma
Rome Cruise Terminal

O maior porto e mais antigo da Itália e um dos maiores portos da Europa. Tem diversas saídas para Cruzeiros pelo Mediterrâneo e as Travessias Transatlânticas. Geralmente quando eles vem ao Brasil, saem desse Porto. No local tem o Terminal Ferry e dos Cruzeiros. O Porto fica mais de 90km de distância do centro de Roma. Tem algumas opções para chegar no local como estacionamentos próximos para carros alugados. Ônibus shuttle é mais barato e passa a cada 15 min. Recentemente reformado e com mais estrutura para atender os passageiros.

Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – CONCAIS

Terminal de Passageiros Giusfredo Santini
Terminal de Passageiros Concais

O maior Porto da América do Sul, o Porto de Santos tem um terminal de passageiros. O Concais tem 08 salões para embarque e desembarque. E tem a capacidade de atender até 04 navios em um dia. Ele já teve maiores movimentações como atender 09 navios no mesmo dia. Claro que os navios da época não eram maiores quantos os navios de hoje. Tem lojas parceiras, farmácia, e cafeteria para os hóspedes. No terminal encontra um escritório da Policia Federal e outros órgãos de fiscalização. Para chegar ao Terminal hoje é mais simples, pois fizeram uma readequação das vias de acesso ao Porto. Só que infelizmente os trens passam em frente ao terminal. Acontece que as vezes tem que aguardar o trem passar para chegar ao terminal. Até perigoso para passageiros atravessando com malas nos trilhos do trem. Deviam fazer uma passarela para passagem dos hóspedes de um lado da via ao outro por cima. Assim não para o fluxo de pessoas por causa do trem.

O terminal conta com um galpão de despacho de bagagem, onde eles fazem uma verificação bem criteriosa. Além de Raio-x, tem cachorros especializados em procurar itens proibidos. Um sistema de segurança muito bom. O Terminal também tem estacionamento de carros e é parceira das companhias marítimas. Na região tem outros estacionamentos também. Quem pretende ficar na cidade de Santos para conhecer a região, a cidade tem hotéis de cadeia internacional que fazem parcerias com terminal. Mesmo com alguns problemas de localização do terminal de passageiros Giusfredo Santini tem uma estrutura receptiva para atender a todos os hóspedes. Vem aprimorando seus serviços e estrutura para as companhias marítimas. Recebem uma média de 600.000 mil passageiros por temporada. E sempre aguarda o aumento destes números com a vinda de novos navios.

Mesmo que muitas companhias marítimas tiraram seus navios das nossas águas, por causa de altas taxas de impostos e acreditam que a estrutura de receber seus navios não seja apropriado. O terminal tem grande potencial e desenvolve um trabalho criterioso para receber bem todos os cruzeiristas.

Terminal de Passageiros em Barcelona

Terminal Marítimo de Barcelona
Terminal de Passageiros de Barcelona

Líder de Cruzeiros na Europa, conta com 07 terminais para navios. Tem estrutura receptiva de excelência com segurança, casa de câmbio, restaurante, lojas de artesanato e etc. Fica a 12km do Aeroporto Internacional de Barcelona. Tem grande movimentação diária de passageiros com embarque e desembarque nacional e internacional. Tem segurança reforçada e checagem de bagagem rígida para a segurança de todos a bordo. Recebe todas as companhias marítimas, além de navios de diversos tamanhos. No terminal tem parada do ônibus turístico Hop On Hop Off para passageiros que esteja em rota de passagem ou para quem fica na cidade. E para quem chega de carro, conta com estacionamento com cobrança diária ou por período. O terminal é exemplo de estrutura e capacidade de atendimento. Apresenta que uma cidade turística já bem-conceituada como Barcelona, pode investir em Turismo para atrair mais público. Assim traz mais dinheiro para cidade.

Terminal de Passageiros em Abu Dhabi

Dubai Cruise Terminal
Terminal de Passageiros de Dubai

O Terminal de Abu Dhabi possui uma localização central no porto. Tem capacidade para 03 Cruzeiros (02 navios de tamanho grande e 01 navio de tamanho pequeno) no mesmo dia. A decoração é bem típica da cidade com projeto arquitetônicos de luxo e tradicionais árabes. No terminal tem locais para tomar café árabe, apresentação de falcoaria e decoração de henna. Além de escritório de imigração, serviços de transportes e segurança. Os navios que atracam no local fazem rotas pelos Emirados Árabes, um roteiro que está em alta no mercado dos Gigantes dos Mares.

Esses são alguns dos Terminais de Passageiros que tem no mundo. Cada um tem uma característica diferente e típico da região que se encontra. Mas todos prezam pela ótima receptividade e estrutura de impecável. Pois a experiência do cruzeirista inicia já no Terminal de Embarque. Além que as companhias marítima esperam a melhor estrutura e logística. Com suporte aos hóspedes e seus navios.

Sugestões de conteúdo aqui no Portal, coloque nos comentários.

Quer comprar seu MSC Cruzeiros, segue o link: Compre Seu Cruzeiro MSC.

Para saber mais informações dos cruzeiros, como: comprar seu cruzeiro, rotas, informações e tirar dúvidas. Entre no link do Blog: www.natashaflorencio.com.br

Perfil do instagram: @loucosporcruzeiros2017 e @natashaflorencio

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqJNTgXkE1ReL5RdR-PozAA?

Natasha Florencio

#LoucosPorCruzeiros

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *