Saiba Como Tirar o Visto Americano de Turismo


Olá Viajante,

Tudo bem?

O post de hoje é Visto Americano de TurismoO medo de milhões de pessoas que sonham em ir aos Estados Unidos. Eu tirei meu visto em 2013, pois iria a Disney no ano seguinte. Na época também estava em pânico, só que fizemos tudo por conta e deu super certo!

Como Tirar o Visto Americano de Turismo
Como Tirar o Visto Americano de Turismo

Primeira situação a estar em mente, que tipo de visto você irá necessitar. E seja sempre verdadeiro nas suas colocações . Não tem nenhum bicho de 07 cabeças. É simples e tranquilo. Lógico que passará por uma entrevista e como toda a entrevista ficamos nervosos. Mas essa entrevista serve para confirmar o que foi escrito no formulário e entregar o documento na aprovação.

Visto de Turismo B-2

O foco desse post é o Visto de Turismo, pois foi esse que tirei.  Você deverá preencher o requerimento online DS-160. Pagar a taxa de solicitação de visto. Importante é estar com seu passaporte válido pela viagem, com no mínimo 06 meses para vencer da data de retorno. Com o pagamento da taxa e preenchimento, você vai agendar sua entrevista e a ida no CASV. Importante: esses dois dias são em dias diferentes. CASV deve ser marcado pelo menos no dia antes a entrevista no Consulado.

Primeiro Passo – Formulário DS-160

Com o seu passaporte válido e em mãos. Em outro post, tem o passo a passo como tirar o seu. (Passaporte Nacional).  Você irá preencher o DS-160Importante fazer esse procedimento de preenchimento com calma e atenção. Pois é com esse documento que fará seu visto ser aprovado ou não. O Consulado informa que 90% de aprovação é com o formulário bem preenchido.  O formulário é em inglês, mas você pode selecionar a caixa de ajuda em português. Onde te traduz a pergunta. Formulário DS-160

Dicas importantes: saiba em qual Consulado é mais próximo a você. Pois você irá selecionar ele logo no inicio do Formulário.  Outra dica é salvar todas as etapas que você passar, pois é um documento um pouco demorado a responder. E as vezes não salva determinados pontos que já passou. O mais importante é marcar ID de seu formulário, são letras e números. Você vai precisar.

Formulário DS-160 para Visto de Turismo Americano
Formulário DS-160 para Visto de Turismo Americano

Você vai precisar de tirar uma foto de rosto para inserir no formulário em uma etapa.  A foto deve ser como de um documento de RG. Que mostre bem o seu rosto com uma roupa mais fechada e sem óculos.

Imprima o comprovante do Formulário DS-160, pois esse documento você irá levar no CASV e no Consulado.

Passo 2 – Agendamento e Taxa

Com o formulário DS-160 preenchido corretamente. Não deixe de verificar se está tudo preenchido e os dados corretos. Você fará o cadastro na página de agendamento: Página de Agendamento.  Nessa página você pode selecionar o idioma português. Você irá preencher os dados e colocar o ID do seu formulário. E irá pagar o boleto da Taxa do Pedido. Atualmente (2018) é de USD 160. Você duas opções emitir o boleto ou pagar no cartão de crédito.

Quando for pagar por boleto, a conversão será do dia da emissão. É importante ter o boleto e recibo de pagamento. Caso tenha pago no cartão de credito leve a fatura do cartão com a descrição dele pago.

Passo 3 – CASV

Com a baixa do boleto, irá liberar o agendamento da entrevista e do Centro de Atendimento de Solicitantes a Visto (CASV). No sistema você inicialmente agenda a entrevista no Consulado (o mesmo que você colocou no Formulário DS-160) e depois agenda o CASV. Só que é necessário primeiro ir ao Centro de Atendimento e em outro dia no Consulado.

O Centro de Atendimento de Solicitante a Visto (CASV) é o local onde você irá tirar foto e vão pegar suas digitais. É bem rápido e fácil.

Passo 4 – Entrevista Consular

No dia da sua entrevista, você irá levar o passaporte válido e o comprovante do Formulário DS-160. Importante: você não poderá levar nenhum aparelho eletrônico (inclusive celular), eles não deixam entrar no consulado. Evite usar cinto e sapatos com coisas de ferro (saltos com ferro) pois você vai passar por um raio X.

A entrevista é feita em baias, o representante consular americano vai te entrevistar. Você vai com sua família de uma vez só. Se for amigos, cada um na sua vez. A entrevista é bem simples, você vai entregar seu passaporte para o representante junto com o formulário. Como são americanos, eles tem sotaque, caso não entenda a pergunta solicite a repetição educadamente.  Para mim e meu irmão, o representante fez apenas 4 perguntas: Onde você trabalha?, Qual é a sua profissão?, Se tem casa própria? e Qual objetivo da viagem?. Respondemos tranquilos e foi aprovado na hora. Eles retém seu passaporte e eles enviam para sua casa em 10 dias, no endereço que você colocou no cadastro na entrega.

É recomendado levar documentos que provem forte vinculo com país: holerite, documento de carro, carteira de trabalho, apresentar que você tem condições de se manter em sua viagem, entre outros documentos que te liguem que você irá ao país somente por turismo.

O visto americano tem 10 anos de validade e depois disso você vai ter que renovar. Fará o processo novamente.

Para mais informações e dúvidas, consulte a página do consulado: Consulado Americano.

Caso queira um auxilio no preenchimento do formulário e assistências nos agendamentos me envie um email: [email protected]

Espero que tenha gostado do post e que ele mostre que tirar o visto americano é simples. Coloca aqui nos comentários as suas dúvidas que eu respondo!!!

Beijos

Natasha Florencio

#NatashaFlorencioTur


 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *