36ª Festa da Uva em Jundiaí
Conheça uma das festas mais tradicionais do Estado de São Paulo e suas atrações para toda a família. A Festa da Uva em Jundiaí que está na sua 36ª edição. Tenha oportunidade de comprar uvas de todos os tipos, vinhos diversos e gastronomia típica da região. Um Brinde a Vida!

Uma festa tão tradicional no Estado de São Paulo ainda pouco conhecida por outras cidades mas mesmo assim não tão pouco importante. Uma festa grandiosa com atrações para toda a família vale a pena conhecer.
Jundiaí é cidade referência no estado em produção de uva. A cidade conta com 30% da produção no estado e foi lá que criou se a uva Niagara Branca, um mutação realizada pela terra da região que trouxe mais uma opção de uva. Com muitos produtores artesanais, fazendas e atraindo mais visitantes na cidade, há 80 anos eles fazem um reunião para que todos pudessem apresentar seu produtos. Oficialmente a festa tem 36 anos de existência e cada ano eles investem em atrações diferentes. É uma ótima oportunidade de conhecer e comprar uva direto da fonte.

Com a festa o turismo da cidade só desenvolveu e trouxe roteiros para o ano inteiro: Rotas das Uvas, Rota do Castanho, Rota Cultura Italiana, Rota Terra Nova e Rota Centro Histórico. Cada roteiro passa pelas propriedades da região com as características próprias das famílias. E eles estão investindo muito para que cada ano possa receber mais visitantes e desenvolver a cidade. Para fazer os roteiros só entrar em contato com as agencias de turismo receptivo da cidade.
A festa ocorre no Parque Comendador Antonio Carbonari mais conhecida como Parque da Uva, esse parque foi justamente criado para a festa que antes era realizada no Mercado Municipal da cidade. Uma outra tradição da festa é ter rainhas e princesas da Uva que recebem os turistas e visitantes. O mais legal que eles mantem fotos delas de todos anos. Inclusive nessa edição a primeira rainha estava presente.

As atrações são dividas em pavilhões como Casa do Colono (onde fica atores falando italiano com vestimenta de época que apresenta a imigração ao Brasil), Exposição de Vinhos com show folclóricos e a pisa da uva (um grupo folclórico da região toca ritmos italianos na cerimônia da pisa da uva), Pavilhão da Uva (onde você pode comprar todos os tipos de uva e frutas da região a preços bem bacanas), Feira de Artesanato (artesões da região com várias trabalhos), Tenda de Alimentação (com alimentação típica da região a preços excelentes), Palcos de Shows (os coretos foram usados para diversos ritmos de músicas: Rock, Samba, Sertanejo, etc. Música para todos os gostos) e além de tudo isso passeios a preços populares para conhecer a cidade ou as propriedades com os parreirais.

A festa inicia as 10:00hs e vai até 20:00hs, dependendo do dia até as 22:00hs. Já virou calendário oficial do estado de São Paulo e a cada ano eles querem trazer mais novidades para atrair mais pessoas a região. Nesse 36ª festa foram atraídos mais de 170 mil visitantes. É uma festa muito legal para família e para quem gosta de um bom vinho.
Levei um grupo 47 pessoas no dia 27 de janeiro para a festa e todos adoraram o passeio. Saíram perguntando quando teria o próximo passeio. Passamos o dia na festa e no final do dia fomos fazer uma passeio na propriedade da Adega do Português. Fomos recebidos pela proprietária onde nos ensinou como degustar e saber da qualidade do vinho. E também entramos no parreiral para comer uva do pé.


Para passeios na região procure a agência Mania de Jundiaí, que são profissionais capacitados, com muita experiência e conhecimento. Espero que tenha gostado do post, para mais informações da festa entre no link: https://festadauva.jundiai.sp.gov.br/
Coloca aqui nos comentários se você conhecia a Festa da Uva em Jundiaí ou mesmo a região?
Abraços
Natasha Florencio
#NatashaFlorencioTur