A Visita a Maior Usina Hidrelétrica do Mundo – Itaipu Binacional
Olá Viajante,
Tudo bem?
O post de hoje é sobre a Hidrelétrica Itaipu. A maior Hidrelétrica do mundo de energia limpa e renovável. Fiz esse passeio imperdível em Foz do Iguaçu (Link Aqui). Passeio para família onde você tem possibilidade de conhecer uma grande construção histórica Brasileira e Paraguaia.

É um passeio obrigatório da região, você tem a possibilidade de conhecer uma obra da engenharia que faz parte da nossa história. Eu amei e vou compartilhar com vocês.
Um Pouquinho da História
O começo do passeio antes de embarcar no doubledeck, você participa de uma palestra que conta a história onde tudo começou de um funcionário super simpático. Ele conversou comigo e tirou fotos. Nos passou que foi um dos primeiros a preencher um dos blocos de concreto da Usina. Como demos a devida atenção a ele, ele nos presenteou com diversas fotos antigas do acervo pessoal dele. O nome dele é Sr Domingos Ramos Sobrinho. Abaixo terá algumas delas da época da construção da barragem.

Ele foi muito atencioso e enviou as fotos com os devidos descritivos.




Com as fotos que estão acima da para ter a noção da magnitude do empreendimento, e ainda mais foi feito por dois países Brasil e Paraguai. Por isso o nome é Binacional, você encontra funcionários de ambas nacionalidades e é um território neutro. O empreendimento começou em 1973, com a decisão de mudar o curso do Rio Paraná. Depois de 10 anos iniciou as operações das turbinas gerando bilhões de mega-wats de energia. Foram várias pessoas trabalhando e graças a esse grande empreendimento que nasceu Foz do Iguaçu. Pois os trabalhadores trouxeram suas famílias para morar próximo a barragem, e ali criaram uma cidade. Hoje é referência e bem desenvolvida.
A Usina de Itaipu tem a capacidade de gerar energia para o planeta todo por 40 dias sozinha. Demais né? A China tem a Maior Hidrelétrica em construção do mundo mas Itaipu tem a maior potencia e a cada ano bate mais records.
Com desvio do rio teve uma área muito grande imundada e criaram um projeto de resgate de animais. Foram várias pessoas que se reuniram para salvar diversos animais silvestres. Muitos desses animais estão na área preservada da Hidrelétrica chamada Refugio Biológico. Que é uma atração muito bacana para família aprender sobre o ecossistema da região.
O Passeio Panorâmico
Depois da palestra e o filme que eles passam, todos os passageiros são direcionados para os ônibus. É um passeio guiado. Primeira parada, você desce no Mirante Central. Nessa parte você pode ver como é uma barragem e consegue ver a magnitude do empreendimento. Parece coisa de filme real. Lá existe uns totens aonde você pode ver cada detalhe da Barragem.

Aqui nessa área você encontra também um painel ilustrando os funcionários e construção da hidrelétrica. O artista Paranaense Poty Lazaroto que fez essa homenagem linda. Além de um robô feito com peças de aço.

A próxima parada encontra a visão do Vertedouro. É onde vemos aquelas fotos parecendo cachoeira é chamado de Vertedouro. Informação, as comportas só serão aberta quando tem excesso de água na barragem. Época com grande volumes de chuva, então as comportas são abertas para que tire o excesso de água. Para nós é um grande espetáculo mas para a equipe técnica é um desperdício de água limpa. A Vazão de água é 40 vezes maior do que as Cataratas de Foz do Iguaçu.

Depois iremos passar ao lado das grande turbinas de força. Você se sente uma formiguinha! Logo após passaremos por cima da barragem. O bacana é perceber a dimensão da Hidrelétrica (altura de 196 metros e extensão total de 7.919 metros), consegue ver a cidade de cima da barragem.
Passamos por um píer onde sai o catamarã Por do Sol, passeio recomendado a fazer no fim do dia. Onde poderá navegar pelo lago Itaipu e se encantar com região preservada.

Uma curiosidade bem legal, é que cada funcionário que se aposenta da Hidrelétrica ganha uma árvore para ser plantada no complexo. Ela é batizada com o nome do funcionário. É um modo de eternizar tantos anos de serviço e contribuição na empresa. Eu amei essa iniciativa.
Além do passeio panorâmico e passeio de catamarã, o Complexo tem um passeio do backstage, onde você conhece todo o sistema. Tem o Ecomuseu e o Polo Astronômico.
Inicialmente, eu fiquei receosa de fazer esse passeio. Imaginei que seria bem chato. Mas no fim eu amei e recomendo a visita. Em alguns dias a barragem fica iluminada a noite e da uma visão bem diferente do local. Vale a pena conferir.
Os ingressos tem custo de R$38,00 inteira por pessoa, crianças, PCD, Estudante, idosos o valor fica R$19,00 por pessoa. Para mais informações do passeio e como funciona nesse link. (Informações aqui)
Espero que tenha gostado do Post! Coloca aqui nos comentários se você já foi na Hidrelétrica de Itaipu ou se você conhecia que existia tantas atrações?
Se você precisar de assessoria para planejar sua viagem, me contate: [email protected]
Beijos
Natasha Florencio
#NatashaFlorencioTur